Em tempos de confinamento generalizado, em que cabe a cada um de nós ser responsável e isolar-se sempre que possível em casa, surge a oportunidade ideal para organizar o espaço, seja a 'destralhar', a fazer uma boa limpeza de primavera, ou até a rever itens que já não são essenciais e que podem ganhar uma segunda vida.
Além da arrumação ser bem vista, sabe-se que viver em espaços organizados facilita a convivência e a relação entre todos. Organizar a casa vai também ajudar a ocupar a sua mente e traz uma sensação de tranquilidade, o que agora, mais do que nunca, é urgente na casa de cada um de nós. Portanto, reunimos algumas dicas que acreditamos serem fáceis de pôr em prática. O resto é consigo.
Nas gavetas e armários
O primeiro truque é dispor os objetos em três zonas de triagem: objetos que quer manter, os que quer deitar fora e os que são para doar. De seguida, estabeleça uma ordem que lhe faça sentido, organizando os objetos por categorias: revistas no cesto, jóias no guarda-jóias, livros na estante, e por aí adiante.
Quanto à roupa que pretende guardar, depois do 'exercício do desapego' concluído, o fundamental é esvaziar o armário e organizar por categorias, dobrando e enrolando as peças em tamanhos e formas similares, de modo a poder identificar e guardar tudo. Como complemento poderá (re)ler este nosso artigo sobre como manter um quarto organizado.
Na cozinha
Aqui, o princípio é semelhante: comece por tirar tudo dos armários e das gavetas para poder separar por categorias e fazer a triagem dos objetos que usa e dos que não usa.
Um truque que funciona sempre bem é criar diferentes áreas na cozinha: zona de preparação (facas, tigelas, batedeiras, eletrodomésticos), zona de confeção (panelas, frigideiras, especiarias), zona de limpezas (produtos de limpeza), e zona de arrumação (louça, talheres, copos).
Se quiser atingir um outro nível de arrumação, utilize frascos ou caixas de vidro com etiquetas para armazenar arroz, massas e cereais. Além disso, agrupe os alimentos por famílias: massas com farinhas, chocolates com doces, frutos secos, etc.
Na sala
Agora que passa mais tempo em casa, por que não dar uma nova vida à sala, sem gastar um tostão? Sabia que a posição dos seus móveis interfere diretamente no conforto e na funcionalidade do ambiente? Pois bem, com uma boa dose de criatividade e critério, a mudança pode ajudar à boa disposição dos que habitam no mesmo espaço.
Por onde começar? Tire todos os itens de decoração, deixando apenas os sofás e os móveis grandes. Retire também elementos que interrompam a entrada de luz e troque de lugar móveis que impeçam a passagem. Observe onde estão as ligações da televisão e reorganize. Depois, adicione almofadas, pequenos detalhes ou um baú antigo como peça decorativa.
Se tem jeito para os DYI, aproveite o tempo para aplicar aquele papel de parede que tem parado, ou para reciclar e pintar/revestir um móvel antigo.
Numa altura em que não é aconselhável sair para compras não essenciais, utilize o que já tem ou explore canais online. Na nossa loja jom.pt encontra os mesmos artigos que nas nossas lojas físicas e ainda com o benefício de portes gratuitos. Contribua para o bem de todos. Mantenha-se em casa.







