1. Definir o orçamento
O mercado oferece um sem fim de possibilidades e isso traz também uma infinita pluralidade de preços. Portanto, podes começar por definir o orçamento, entre uma faixa considerável de preços.
Como acontece muitas vezes depois de pesquisarmos, nem sempre o sofá dos nossos sonhos cabe no nosso orçamento. Então, é importante manter a mente aberta para certas adaptações, como uma possível alteração de tecido, por exemplo.
2. Perceber o ambiente onde o sofá será incluído
Qual o ambiente onde vais incluir o sofá? É uma sala de estar, uma sala de jantar, um quarto de hóspedes, um quarto de casal, um escritório? A divisão onde o vais colocar influencia diretamente o tipo de sofá e a sua finalidade. Por exemplo, se for um sofá para colocar num quarto de hóspedes ou até num escritório pode fazer todo o sentido optar por uma sofá-cama, em que seja possível acomodar visitas. Se for um sofá para a sala de estar, em que a finalidade está mais voltada para o convívio, deverá ser um sofá de assentos mais firmes, pouco profundos e com encostos mais retos, para promover a comunicação. Se, por outro lado, procuras um sofá multifunções, então aí o melhor será mesclar várias características e descobrir um sofá firme, com chaise que alonga e que pode, eventualmente, servir de cama.
Se pretendes otimizar o espaço, podes também recorrer a puffs e banquetas, que acrescentam conforto ao ambiente e dá para esticar os pés.
Lê também: 5 dicas para escolher o sofá perfeito em função do estilo da sua sala
3. Decidir o modelo com base na finalidade
Depois de bem analisado o ambiente em que vai ser inserido, é importante pensar no modelo em relação à sua utilidade. Como se percebeu no tópico acima, cada modelo desempenha uma função específica, dependendo do ambiente em que vai ser colocado. Portanto, é hora de pensar sobre o assunto:
Sofá-cama
É provavelmente a solução mais versátil, a que melhor rentabiliza o seu espaço, principalmente para quem mora em casa ou apartamento com pouco espaço e, por isso, vale o investimento. Além de conseguires sentar as visitas, tens ali garantida uma alternativa ao quarto de hóspedes, sem sequer ocupar mais espaço, pelo facto de ser recolhível. Na JOM encontras diferentes modelos de sofás cama, em tecido e em pele sintética, perfeitos para encaixar na tua casa.
Sofá de canto
Se espaço não é um problema, o sofá de canto é uma excelente escolha, por ter sido desenvolvido para acomodar várias pessoas, além de ter várias configurações diferentes, oferecendo mais possibilidades para explorar o espaço útil da divisão. Outra vantagem é que, embora ocupe mais espaço por ser uma peça maior, o formato em “L” garante mais lugares sentados. Na JOM encontras diferentes modelos de sofás de canto, com diferentes tamanhos, conforme a necessidade.
Sofá fixo
É a opção mais simples e tradicional, uma vez que estruturalmente não tem movimentação de assento e de encosto. Também por ser uma peça compacta, é fácil e prática de posicionar para mudar a decoração da sala sempre que necessário e pode ser inserida em qualquer ambiente. O único senão é que não dá para acomodar muitas visitas, mas acaba por ser o ideal para um casal ou para quem vive sozinho. Se existir área suficiente poderás optar por dois sofás de dois lugares ou outro tipo de assento (puff, poltronas).
Sofá reclinável
Este modelo traz a vantagem de poder se adaptar às necessidades do momento, ou seja, reclinar quando quiseres relaxar, esticando as pernas ou até mesmo deitando para uma boa sesta.
Encontra mais opções na nossa loja online: sofás com chaise longue | sofás com relax | sofás de 2 lugares | sofás de 3 lugares | cadeirões | puffs e banquetas







