🚨 SEM IVA 🚨 Até 3 de dezembro, toda a loja está SEM IVA. Aproveita 🤩

Alguns itens para eliminar da cozinha
Truques e Dicas

14 Janeiro 2022

Alguns itens para eliminar da cozinha

Alguns itens para eliminar da cozinha

Como referimos no post anterior, janeiro marca o início de um novo ano e decidimos dedicar os posts deste mês ao destralhe dentro de portas para que possamos começar 2022 com a casa, a cabeça e a alma devidamente organizadas. Hoje falamos sobre o problema de alguns em colecionar sacos de plástico, caixas sem tampa, panos antigos, toda uma série de itens sem utilidade. Está na hora de eliminar uma lista de coisas da cozinha, até porque é o local da casa onde manuseamos os nossos alimentos e, além disso, convém que a organização seja e esteja o mais funcional possível.


Tal como se aplica a outras divisões da casa, devemos eliminar, doar ou reciclar tudo o que esteja fora de prazo, partido ou sem uso e a máxima aqui é desapegar, porque também na cozinha temos o hábito de acumular coisas, sem necessidade, o que é errado, porque precisamos de um ambiente eficiente e limpo. Vejamos abaixo os itens para eliminar da cozinha.


Tábuas de cortar alimentos antigas

Diz-nos a experiência que as tábuas, com o passar do tempo, ficam manchadas e transformam-se em zonas ideais para a proliferação de germes e bactérias. Portanto, este é dos primeiros itens a eliminar da cozinha.


Já agora, aproveitamos para salientar que as tábuas de madeira, apesar de esteticamente apelativas, não são uma boa ideia, já que favorecem o desenvolvimento de microorganismos. As placas de vidro são mais fáceis de lavar, mas podem prejudicar o corte das facas, além de lascar e quebrar com mais facilidade. A sugestão é usar tábuas de plástico, preferencialmente de várias cores, uma para cada grupo de alimentos (por exemplo, uma só para carnes, outra só para vegetais). Devemos trocá-las quando estiverem muito riscadas ou quando a cor começar a mudar.


Esponjas da loiça e panos de loiça antigos

Há quanto tempo não trocas a esponja de lavar loiça? Todas as semanas devemos lavá-la mais a fundo para evitar a criação de germes, no entanto ao final de um mês devemos descartá-la ou passá-la para a limpeza de outras áreas.


Após finalizar a lavagem, devemos sempre remover os restos de alimentos e enxaguar a esponja até sair toda a espuma. Depois convém guardá-la em local seco e arejado.


Por outro lado, também não faz sentido ocuparmos espaço nas gavetas com panos de cozinha manchados e já com buracos. Alguns podemos direcionar para limpezas; mas os que já estão mesmo desgastados, devem ir para o lixo.


Caixas sem tampas e frascos vazios

É comum as tampas das caixas herméticas desaparecerem. Para evitar isto, devemos organizar o espaço com caixas de um lado e tampas do outro. Depois é só verificar tudo e descartar o que não tiver par.


Outros itens acumulados são os frascos e potes. Sugerimos que escolhas apenas os que realmente vais usar e que recicles os restantes no ecoponto verde.


Objetos acumulados de restaurantes

Com a pandemia, acumulamos molhos, talheres, guardanapos e toalhetes. Devemos limitar este hábito, pedir apenas o necessário e reciclar o que não vamos usar.


Equipamentos dispensáveis

Pensa em todos os equipamentos que tens na cozinha. És capaz de usar todos? Faz sentido manter apenas os que realmente têm utilidade no teu dia a dia.


Livros e revistas com receitas culinárias

Muitos já só acumulam pó, pois na maioria das vezes acabamos por procurar receitas online. Mantém apenas os que têm valor sentimental ou utilidade real.


Garrafas e sacos de plástico

Para quê acumular garrafas de plástico se podemos usar uma reutilizável? O mesmo vale para os sacos: recicla ou doa os repetidos e evita acumular.